Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

15 de fevereiro de 2016

A exploração de lenha Clandestina em Iranduba e os perigos nas estradas



O Transporte de lenha se tornou um trabalho de risco na principal via do AM 070, devido os caminhões não ter menores condições de tráfego e licenças para realizar esse tipo atividade.

A exploração de Madeira nativa pode ser oriunda de desmatamento ilegal, sendo crime ambiental previsto na Lei 9.605/98. Os veículos saem dos ramais com o destino a Estrada Manoel Urbano - Am 070, a falta de emplacamento, carrocerias abertas, os riscos agravam a noite, com a ausência de iluminação e sinalização colocando em risco outros condutores de veículos.

Como aconteceu na última sexta-feira (12), um carro modelo Saveiro de cor vermelha e placa OAB-5836, bateu em caminhão no km 3 em Iranduba, de acordo com populares o caminhão transportava a lenha para Cerâmicas nas proximidades. 

Acidente envolvendo um carro modelo Saveiro e um caminhão na noite 12 de Fevereiro de 2016. Foto: Corpo de Bombeiro

Foto: Diego Teixeira

Caminhão não possuía placa. - Foto: Diego Teixeira
Foto: Diego Teixeira
Outro caso acidente nas estrada envolvendo um carro modelo Prisma em caminhão deixando vitima no km 61 em Manacapuru no dia 23 de agosto de 2015.

A pancada foi tão forte que o teto do prisma foi arrancado e a madeira do caminhão caiu na pista
Foto: Daniel Barros - A pancada foi tão forte que o teto do prisma foi arrancado e a madeira do caminhão caiu na pista 

A falta de fiscalização dos órgãos ambientais do Amazonas, tem facilitado a atividade que abastecem boa parte do seguimento cerâmico em Iranduba e Manacapuru pelo custo beneficio. O Instituto de Proteção de Ambiental no Amazonas (IPAAM), precisa intensificar a fiscalização em todas as Cerâmicas e não apenas em algumas fábricas como vem acontecendo. 

Algumas cerâmicas buscam lucros nos valores atrativo, sendo uma lenha comprado pela metade do preço sem qualquer tipo de documento de origem florestal (DOF), prejudicando outras Cerâmicas que buscam trabalhar de forma correta, deixando o setor com a imagem negativa. 

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger