Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

23 de novembro de 2015

#relembre Entenda a Operação Dízimo deflagrada pela Polícia Federal em Iranduba

Matéria publicada pelo Portal Amazônia


Entenda a Operação Dízimo deflagrada pela Polícia Federal em Iranduba

Ação desarticulou organização criminosa que desviava recursos federais destinados à Educação no município
MANAUS - Quatro meses de investigações foram o bastante para que a Polícia Federal deflagrasse a Operação Dízimo no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), no Amazonas. De acordo com o delegado responsável pela ação, Alexandre Teixeira, o ponto de partida foram irregularidades em contratos de transportes escolar pagos com recursos federais. A cidade já tinha sido alvo de uma operação semelhante por parte do Ministério Público do Estado Amazonas (MP-AM).
Ao todo, foram cumpridos 29 mandados judiciais. Alguns dos envolvidos no esquema investigado pela Polícia Federal já haviam sido presos pelo MP-AM, como é o caso dos secretários de finanças e de infraestrutura, além do presidente da Comissão Geral de Licitação (CGL). Três mandados de prisão preventiva eram destinados a vereadores. Na data em que a operação foi deflagrada, apenas um foi preso. Os outros foram dados como foragidos, mas se entregaram no dia seguinte.
"Através de análise documental e colaboração de pessoas assediadas pela organização criminosa, detectamos uma série de contratos viciados", explicou o delegado. A corrupção estava centrada na CGL, onde os documentos eram fraudados desde 2013. "Os recursos desviados eram do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], destinados ao transporte escolar e construção de quadras de esporte, e até do Ministério da Integração Nacional, para ajudar os afetados pela cheia", acrescentou.



Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger