Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

2 de abril de 2014

O país da miscigenação ajuda seu irmão



  O país da miscigenação ajuda seu irmão

 "Amazônia é uma das regiões com mais diversidade de população"


"A migração na Amazônia brasileira tem atraído à atenção de vários estudiosos. Os eventos, ocorridos nesta região durante os últimos anos, também geram um grande interesse tanto da sociedade quanto do Governo Federal, sem mencionar os vários atores internacionais que debatem seu destino e seus próximos trabalhos na região. Sabe-se que a migração na Amazônia, em si, não se refere a um fato recente, antes da chegada dos europeus surge um fato curioso: As migrações internas na Amazônia pré-histórica eram frequentes e revelam outro quadro interessante. A diversidade linguística mostra que há uma amplitude grande de grupos étnicos que, percorreram uma grande área geográfica, promovendo assim um intercâmbio cultural significante entre várias etnias, basta andar por diversos lugares da região e iremos nos deparar com uma mistura de dialetos, culturas e gostos, podemos dizer que a Amazônia é uma das regiões com mais diversidade de população, não necessariamente proveniente de “imitações”, mas de culturas diversas juntas na direção de um aumento de conhecimento por um futuro mais digno a quem para esse lugar se desloca. Diante do fato exposto, e recente aumento das imigrações no Brasil, vindos após os desastres naturais ocorridos no Haiti. A alternativa vista para a conscientização da sociedade sobre os Direitos dos estrangeiros no nosso país partiria de um conjunto de propostas e medidas, envolvendo os Poderes Públicos e a união de todos os conhecimentos difundidos pelas Academias, sabendo que a Universidade é uma instituição pluridisciplinar de formação dos quadros de profissionais para as mais determinadas áreas, que visam garantir o caminhar e o desenvolvimento de uma nação dentro do domínio e do saber humano.



Os movimentos migratórios naturais fazem parte do desenvolvimento humano desde o início da nossa história, sem contar as migrações forçadas por guerras e desastres naturais, que somente na última década giraram em torno de 50.000 pessoas obrigadas a deixarem sua terra natal, esses movimentos migratórios são constantes e ocorrem naturalmente em busca de melhores condições de vida para esses povos, ou seja, as maiores partes dos imigrantes saem de países menos desenvolvidos e pobres, para países mais desenvolvidos e ricos visando uma melhoria de vida e desenvolvimento humano.

O papel do Poder Público estaria em criar a obrigatoriedade de ensino nas Universidades de graduação e pós-graduação sobre esses movimentos migratórios ocorridos naturalmente em todas as partes do mundo. As Universidades dentro de suas áreas oferecidas iriam disseminar através da educação a conscientização da sociedade sobre a situação degradante enfrentada por esses estrangeiros sejam em nosso país ou em qualquer outra parte do mundo. Em conjunto com o ensino que seria disseminado nas Academias, os estudantes das mais diversas áreas iriam fazer intercambio para outros países onde a legislação para esses imigrantes já se encontra mais desenvolvidas, visto que no nosso país a legislação vigente para Imigrantes foi criada dia 9 de Dezembro de 1981 com o nome de Estatuto dos Estrangeiros.

Os intercâmbios feitos pelos estudantes visariam especificamente o conhecimento dentro de suas determinadas áreas, exemplo os Acadêmicos de Direito usariam esses intercâmbios em troca de experiências dentro da sua área, esses estudantes fariam intercambio em busca de legislações e programas que deram certo em outras partes do Mundo, políticas adotadas por outros países que obtiveram êxito na situação desses imigrantes, visando com esse conhecimento à formulação de novas leis, ou a criação de um novo Estatuto dos Estrangeiros para esses imigrantes. Os estudantes de Saúde buscariam em seus intercâmbios trocar experiências em relação à saúde desses imigrantes, visto que quando se ocorre grande deslocamento de imigrantes para determinada áreas fronteiriças, de vê se ter um cuidado muito grande com doenças infecciosas trazidas pelos imigrantes, ou após os mesmos serem infectados por nossas doenças tropicais como malaria, dengue e etc. Cabe salientar que onde se tem um fluxo de imigrantes repentinamente, é comum ter problemas com falta de água potável e condições necessárias para esses imigrantes prepararem seus alimentos, que somados todos esses fatores contribuem para uma epidemia de cólera e diarreia, doenças comuns que assolam esses imigrantes. Nossos médicos, enfermeiros e profissionais da Saúde em geral seriam responsáveis por campanhas de vacinação, conscientização e distribuição sobre o uso do cloro na água, medida simples que teriam grandes resultados.

O Governo federal através de campanhas publicitárias visando à conscientização da nossa sociedade, como as campanhas criadas pelo Ministério da Saúde sobre a Saúde do Homem conhecida como Novembro Azul, que institui uma semana inteira durante certo período do ano informações sobre a saúde do homem, os estudantes de Comunicação Social, tanto Jornalistas quanto os Publicitários teriam papel importante através desses intercâmbios, os jornalistas poderiam além de oferecerem informações, trazer para a pauta da sociedade a situação degradante dos imigrantes no nosso país, criando assim um debate de toda sociedade, partindo do ponto de que os jornalistas ajudam na formação da opinião da sociedade em que vivemos.

 Enquanto os publicitários criariam a campanha “O país da miscigenação, ajuda seu irmão”, essa campanha em parceria com o Governo Federal poderia institucionalizar uma semana em apoio à conscientização da sociedade sobre os imigrantes, vejo essa campanha como as que são realizadas próximas ao Dia do Trabalhador, instituições Publicas e privadas unidas no atendimento e na fiscalização das condições de vida e de trabalho desses estrangeiros, pois uma boa parte desses estrangeiros sofre com trabalhos forçados análogos a escravidão por desconhecerem a legislação trabalhista vigente em nosso país é também promovendo doações de roupas, alimentos, medicamentos e etc."





Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger