Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

30 de dezembro de 2013

Prestação de contas dos quatro últimos meses da secretaria municipal de saúde de Iranduba



Em apenas quatro meses de trabalho na frente da Secretaria Municipal de Saúde de Iranduba - SEMSA Iranduba, com o total apoio e determinação do Prefeito Xinaik Medeiros, segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde- CONASEMS, Iranduba está encerrando o ano entre os quatro municípios que mais avançaram no atendimento a saúde do Amazonas nos últimos quatro meses, graças ao trabalho de toda essa equipe unida.
Em fevereiro vou representar o Amazonas em Brasilia na Segunda Edição da Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS – II EXPOGEP.
Confira um resumo do nosso trabalho junto com o Prefeito Xinaik nesses últimos quatro meses a frente da Secretaria de Saúde de Iranduba, e vale lembrar, muito ainda será feito. #QueVenha2014
Fizemos questão de dar apoio intensivo para todas as coordenações desenvolverem suas ações de forma integral.
• Contratamos de imediato médicos para as Comunidades do Rio Negro e Janauari que a três meses não havia atendimento com esse profissional.
• Mandamos todos os barcos da saúde para reformas, pois os mesmos não ofereciam as mínimas condições de realizar atendimentos dignos.
• Detectamos problemas em toda estrutura da UBS de Referencia Dr. Lourenço Borghi, infiltrações, ar condicionado queimados, fossas entupidas, mal cheiro, instalações elétricas com defeitos, dentre outros, de imediato determinamos que fosse reformada com urgência.
• Instalações de Postos de atendimentos no Bairro Cidade Nova e São Francisco que em breve iram receber Unidades Básicas.
• Realizamos a maior confraternização do dia dos Agentes Comunitários de Saúde da história de Iranduba, com diversos prêmios, comidas, músicas, e com isso reascendeu o vigor dos profissionais de realizarem seus trabalhos com mais alegria e dedicação.
• Entregamos fardamentos para todos os Agentes Comunitários de Saúde.
• Em parceria com a FAES- Fundação Amazonas Sustentável, realizamos capacitações e entregamos equipamentos como balanças, termômetros, materiais didáticos, bolsas e fardamentos para todos os ACS do Rio Negro, projeto esse que será estendido para todo o Município. Com toda equipe fizemos um compromisso de alcançar 100% no Exame preventivo contra o câncer de colo uterino e mama, e 100% na Vacinação.
O Outubro Rosa nunca foi levado tão a serio como nessa gestão, todas as 18 equipes da Estratégia Saúde da Família entraram de cabeça nessa campanha.
Iranduba irá encerrar 2013 com mais de 7 mil exames preventivos realizados, um índice que pegamos com pouco mais de 1 mil 200, e em três meses foi triplicado, ações nos quatro cantos da cidade, tudo em favor da saúde da mulher, e para encerrar com chave de ouro a campanha, foi realizada a maior caminhada de conscientização, não teve chuva que impedisse a família saúde de ir para as ruas, mais de 1000 pessoas marcharam até a praça dos três poderes fechando o Outubro Rosa com um Record alcançado.
• Colocamos para funcionar o programa Saúde do Trabalhador e capacitamos todos os profissionais para atingir esse publico.
• Nova Central De Medicamento, mais espaço, melhor localização, estoque de remédios, e as farmácias das UBS sempre abastecidas.
• Atenção especial para os usuários do Centro de Especialização Psicossocial- CAPS com teatros, peças, artesanatos, jogos, terapias, passeios, musicas, danças, e a capacitação fora do estado para os profissionais. Investimento, nos projetos terapêuticos reintegrando mais de 900 usuários a sociedade.
• Pactuação, Implantação e instalação do Serviço de atendimento Móvel de Urgência- SAMU, receberá uma ambulância equipada no valor de 120 mil reais.
• Com a mesma garra do outubro Rosa entramos no Novembro azul, a meta era entrar em todas as empresas, associações e sindicatos para cuidar da saúde do homem na luta contra o câncer de próstata, e mais uma vez realizamos algo inédito em Iranduba, disponibilizamos e realizamos 2 mil exames de PSA, todas as 18 equipes se dedicaram e bateram a meta estabelecida.
Queríamos mais, e com o apoio e determinação do Prefeito Xinaik Medeiros fui a Brasília em busca de conseguir por em pratica um projeto ousado, uma Unidade de Saúde Fluvial, toda equipada e que oferecerá atendimento em todo o Rio Solimões e Negro, também fui em busca de equipamentos novos e modernos para todas as 6 UBS que serão construídas, 3 ampliadas e 2 reformadas.
Em Brasília, fui recebido pelos parlamentares amazonenses e tive o total apoio do ex senador e chefe de gabinete da liderança do governo no senado João Pedro, do Deputado Federal Silas Câmara e do Senador e Líder da Presidente Dilma No Senado Federal Eduardo Braga.
Mais um fato inédito para Iranduba, fui recebido no Ministério da saúde em Brasília, Pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, e com esse marco histórico, o Ministro se comprometeu com todos os pedidos que fiz, e Iranduba irá ganhar uma UBS Fluvial toda equipada, e também receberá todos os equipamentos novos e modernos para todas as unidades de saúde, e o Ministro ainda disse mais, “eu vou em Iranduba junto com você realizar todas essas inaugurações, conte comigo”.
• E para uma saúde de mais qualidade, Iranduba recebeu duas medicas do Programa Federal Mais Médicos, elas iram atender todas as comunidades do Rio Solimões, comunidades estas que eram assistidas uma vez por mês, devido a logística as equipes se deslocam para o Solimões duas vezes por semana, alcançando cada comunidade uma vez por mês, a partir de janeiro essa realidade vai mudar, haverá atendimento de segunda a quinta, e em vez de uma vez por mês, todas as comunidades serão atendidas semanalmente.
• O Programa Saúde na Escola vai até as escolas cuidar da saúde dos alunos, os profissionais da saúde já foram capacitados e agora iram oferecer o melhor atendimento para nossas crianças, adolescentes e adultos.
• Record na vacinação em três meses, com a dedicação da equipe do Programa Nacional de imunização e o empenho de todas as equipes da estratégia saúde da família, a campanha de vacinação contra o HPV atingiu 97% das nossas adolescente de 11 a 13 anos de idade, foram mais de 1500 doses.
• Reformas e ampliações
As comunidades do Paricatuba, Acajatuba e do bairro Novo Amanhecer receberão Unidades de Saúde novas e equipadas, e a UBS de referencia Dr. Lourenço Borghi nos próximos dias será reinaugurada, com atendimentos de ortopedista, neurologista, oftalmologista, urologista, sala de fisioterapeuta, teste da orelhinha, mais qualidade no atendimento odontológico, o Centro de Especialidade Odontológica todo reformado, farmácia, laboratório e muito mais.
• As Unidades de Saúde Samuel Kramer do bairro Mutirão do Cacau, Vitória Paz no Cacau Pirera, e Joana Miranda na comunidade São Sebastião, KM 6, serão todas reformadas, um investimento orçado no valor de 566,918.75 reais.
• Construções de novas UBS nos bairros, Cidade Nova, Barro Alto, São Francisco, Morada do Sol, Jandira\Caldeirão e Janauari, investimento orçado no valor de 2 milhões, 763, mil, 037 reais e 50 centavos.
• As Unidades de Saúde Dr. Celso Clementino comunidade do Ariau, e Maria Venuzaria Lago do Limão serão totalmente reformadas e ampliadas, investimento no valor de 403 mil e 485 reais.
NASF- logística, apoio as equipes, materiais, alimentação, psicólogo, nutricionista, serviço social, fonoaudiólogo, educador físico, fisioterapeuta, nutrição, farmacêutico. ESF- As 18 equipes de Estratégia da Saúde da Família e os 139 Agentes Comunitários de Saúde foram guerreiros, entraram em todos os ramais, estradas, vicinais, rios, bairros, comunidades, de casa em casa, e realizaram grandes ações com o apoio do NASF, cuidando da saúde da criança, das mulheres, dos idosos, dos homens, do trabalhador, dos estudantes e ribeirinhos.
#AindaTemMuitoMais

Redação: Secretaria Municípal de Saúde de Iranduba

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger