Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

5 de dezembro de 2013

Padronização de necessidades iguais na era de mudanças comportamentais.



Artigo Opinativo  - Padronização de necessidades iguais na era de mudanças comportamentais. 



“Segundo Theodor Adorno: “A cultura tornou-se integrada à condição esclerosada na qual os homens vivem e os rebaixa cada vez mais e as produções da Indústria Cultural são apenas mercadorias”. Partindo desse pensamento o qual podemos aplicar na tão recente mudança do Município de Iranduba, o que acarretou diversas outras mudanças, tanto no âmbito comportamental e crescimento desordenado quanto o conflito de interesses, que acaba afetando diretamente seus moradores, como Adorno relata que a Indústria Cultural não é inofensiva, que seu objetivo último é a dependência e a servidão dos homens, de forma mais clara, Iranduba hoje sofre mudanças e conflitos incalculáveis, logo após a tão esperada inauguração da ponte sobre o rio negro, o município vem tomando um significativo espaço nos veículos de comunicação de massa, ultimamente o local mais cobiçado, tanto pela mídia quanto por grandes investimentos comerciais. Segundo Marilena Chauí, toda essa massificação acaba criando a ilusão de que todos tem acesso aos mesmos bens culturais, cada um escolhendo livremente o que deseja, sem se importar com a perda de uma identidade social própria.
Atualmente o município tem sido visto como um novo polo industrial, onde o crescimento desordenado acaba alterando o estado comportamental de quase toda a população, as mídias de massa abordam ferozmente uma recente ocupação irregular no município, por todas as matérias noticiadas, se buscarmos a fundo, nota-se uma significativa mudança comportamental nos moradores ao redor da ocupação e que a mídia insiste em explorar seus medos, essas notícias vendem!! Todos interessados tanto no desenrolar de tal crise quanto no que diz respeito a um possível investimento imobiliário ou comercial nas redondezas, haja vista que os grandes projetos previstos pelos governos Estadual e Federal têm sido informados em todos os veículos de massa, como a construção da Universidade do Estado do Amazonas, o novo polo Industrial, o maior polo cerâmico do Estado desenvolvendo diversos projetos e garantindo inúmeros empregos, além dos incontáveis projetos imobiliários se concretizando por todo o município. Grande parte desse desenvolvimento é de inteira responsabilidade da mídia e da “venda” do município, como esta mídia se preocupa, apenas como um produto, a maioria das pessoas não procura ter um discernimento para filtrá-los no intuito de desmistificar posições tendenciosas.
A tendência social se encarna nas obscuras intenções dos setores mais poderosos da indústria, usando a tese de que os produtos da indústria cultural podem ter a certeza de que até mesmo os distraídos vão consumi-los abertamente, observamos o desenrolar de todos esses interesses: Uma grande metrópole, cheia de “produtos” culturais, onde a população em sua compulsiva vontade de consumo , crescimento e comportamento padrão, que no entanto, nos define essa visão de mudança como uma inevitável disseminação de bens padronizados para a satisfação de necessidades iguais”.

Cristiane Fonseca

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger