Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

23 de março de 2013

Região Metropolitana e seu crescimento desordenado

Por Cristiane Fonseca
Portal de Iranduba

Iranduba até alguns anos atrás não era tão visada como hoje, desde o lançamento da ponte sobre o rio negro esta Comunidade ganhou significativamente um espaço, tanto no Estado do Amazonas quanto na mídia e projetos governamentais. 
Infelizmente toda essa exposição trouxe um crescimento desordenado, é notório que a própria população não tenha se preparado para tamanha mudança, tendo em vista o grande fluxo de turistas e curiosos após a inauguração da ponte rio negro. O comércio de modo geral estava ansioso, mas, não preparado para a invasão de clientes, visitantes e curiosos, no primeiro fim de semana ninguém mais procurava os “cafés regionais” da Capital, o “point” era experimentar a belíssima vista de travessia da ponte e conhecer Iranduba e seus atrativos, outrora desconhecidos, no entanto a lotação nas feiras, barracas de café regional em beira de estrada, balneários e até pequenos banhos familiares pouco conhecidos estavam abarrotados de gente, completamente sem espaço e o que havia em quantidade pecou-se em qualidade, pois a falta de qualificação no atendimento permitiu que os próximos finais de semana não tivessem o mesmo fluxo, falta de saneamento básico e infraestrutura também colaboraram para a impactante diminuição de visitantes no Município.
Hoje o Distrito de Cacau-Pirêra, inicialmente invadida por “turistas” amazonenses e curiosos, não passa de um corredor para os Municípios vizinhos, como Manacapuru e Novo Airão, visando apenas os balneários e visitas às Comunidades históricas e seu “turismo” bem estruturado. Cacau possui hoje algumas poucas barracas de café regional, e duas feiras populares, sendo que uma teve que ser criada em determinado ponto da rodovia AM070 para ficar no caminho daqueles que não visitam mais o Distrito. Iranduba tenta se erguer aos poucos, para que no futuro com a vinda de novas indústrias, Cidade Universitária, entre outros empreendimentos, possa estar preparado para o desenvolvimento que bate à porta.
No entanto, qualificação, organização e estrutura precisa ser prioridade para que o Município volte a ser um atrativo de antes, deixando de lado desafetos políticos e inúmeros escândalos circulando na mídia, ainda quero ver esse desenvolvimento e a Cidade tomada de turistas e uma boa recepção para que os mesmos possam retornar, gerando assim empregabilidade e crescimento em todos os segmentos na região. 
As inúmeras audiências públicas realizadas no Distrito de Cacau-Pirêra, só mostram o descontentamento de uma comunidade insegura, e algum interesse político por parte de quem as dirigem, muitos assuntos abordados como Segurança pública, saneamento básico e projetos de revitalização das margens do Município, só há falácia, muito se discute a e nada de concreto é realizado em conjunto com prefeitura, E o que falta? O que estão esperando? Verbas? Incentivos? Muitas questões em aberto e a população não se cansa de perguntar e que os responsáveis insistem em não responder com clareza, e nos encontramos nessa situação, aguardando algo ser feito enquanto andamos em ruas em estado de calamidade, esburacadas, escuras, sofrendo o medo de não ter uma segurança adequada, bueiros a céu aberto, além de um trabalho efetivo dos responsáveis de cada área gostaria aqui de expor meu repúdio com alguns moradores “sujos”, “nojentos” e “sem educação”, que por diversas vezes presenciei seu desrespeito para com a comunidade em que habitam, pelo amor de Deus, saibamos preservar o ambiente em que vivemos para termos pelo menos uma cara de pau menos cheia de culpa ao exigirmos melhorias na comunidade!!!! Encerro aqui este, que por motivos de estudo dei início a essas questões tão presentes no meu dia-a-dia, e clichês a parte... EIS NOSSA REALIDADE!!!!!

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger