Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

16 de novembro de 2012

Programa Ronda no Bairro Em Iranduba


1ª Reunião de moradores do Município de Iranduba sobre Segurança Pública


Foto: Dep. Marcelos Ramos

Tópico da Reunião: Instalação do Programa Ronda no Bairro
Nesta terça-feira, dia 13 de Novembro foi realizada uma Audiência Pública no Ginásio José Aldo da Fonseca, às 19 horas com representantes do Estado, Municipal, empresários do Segmento ceramista, Transporte coletivo, Associações (Distrito de Cacau Pirêra, São José e Alto de Nazaré) e moradores.



Entre os ilustres convidados estavam: Secretário Executivo de Segurança Pública Umberto Ramos Rodrigues ; Deputado Marcelo Ramos, representante do Prefeito em Exercício de Iranduba, Paulo Bandeira (Presidente da Câmara Municipal), Elcy Barrozo (Delegado da Polícia Militar),Madalena (Vice Prefeita Eleita), Major Wilmar , Fabio Augusto ( Presidente da Agência Reguladora dos serviços Públicos Concedidos do Est. AM.) Amadeu da Silva coordenador do Programa Ronda nos Bairros, Márcio Rys (Secretário de Justiça e Direitos Humanos e Vereadores eleitos e em exercício de Iranduba e Luciano Tavares subcomandante do Programa Ronda no Bairro. 


Cada representante das comunidades e moradores puderam expor fatores da problemática enfrentada pela ausência de um Serviço eficiente relacionado à Segurança Pública no Município. Por um lado, com a inauguração da ponte, as portas foram abertas para a chegada do progresso mas por outro, trouxe consigo também o medo e a insegurança dos moradores sendo a porta de entrada para bandidos vindos de Manaus e a constante atuação do Tráfico de drogas que já existia e que aumentou com o fácil acesso pela ponte.


Para o presidente da associação dos moradores do Alto de Narazé William da Silva, a união da sociedade é muito importante, pois serve para buscar melhorias para a comunidade. Na oportunidade, solicitou uma delegacia que funcione 24 horas e Iluminação Pública eficiente no bairro; a Senhora Mieco Otani, presidente da comunidade do Caldeirão também solicitou um posto Policial Efetivo pois têm aumentado muito a violência no local. O Presidente da Associação de Cacau-Pirera Leonardo Lopes (Tatinha) disse que o Distrito é o mais afetado e que precisam ser implantados projetos sociais, bem como uma maior atuação dos trabalhos do Conselho Tutelar e reativação do Posto Policial em Cacau-Pirêra que se encontra em condições de total abandono.

Foto: Dep. Marcelos Ramos

Foram discutidos alguns assuntos a serem futuramente implantados no município tais como:
Concurso da PM para efetivar em 2013;
Iluminação Pública para facilitar o trabalho dos policiais;
Taxa de iluminação Pública responsabilidade do Município;
Policiamento reforçado na saída da Ponte e nas vias.
Segundo Madalena (Vice Prefeita eleita), os trabalhos do Conselho Tutelar não estão sendo realizados de forma mais atuante por falta de apoio e infraestrutura. Falou que o município vem sendo usado como desova humana pois já ocorreram cinco casos em Cacau-Pirêra e da importância da instalação do programa Ronda no bairro como uma alternativa para inibir a atuação constante dos bandidos. Apesar de o Distrito ter aproximadamente 14 mil habitantes precisam de um centro de apoio ao menor infrator e dependentes químicos, pois a comunidade tem medo constante do pedágio ilegal nas ruas à noite e prostituição infantil. 



Nas Perguntas de populares, a moradora do Cacau-Pirêra Elena Fonseca questionou: -“Sabendo que a ponte seria inaugurada por que não se antecipou a organização do Posto Policial? Em resposta, o Major Wilmar afirmou desconhecer as informações que Cacau-Pirêra seve como “desova humana” e dos cinco casos ocorridos citados pela vice-prefeita eleita; e em resposta à pergunta da moradora Elena ao afirmar que as drogas vem por rios e orlas, o major concluiu que existe uma ineficiência do 190 no Distrito e localidades.
O deputado Marcelo Ramos disse que providências serão tomadas imediatamente para minimizar a questão dos problemas enfrentados pelo Município na questão da segurança pública. Serão colocados contenes (provisório) para auxiliarem os serviços da Policia Militar no Distrito até a conclusão das obras do Posto Policial. Já na Sede do Município medidas e/ou ações serão tomadas com extrema urgência também pois existem quarenta presos que ocupam as duas celas existentes na Delegacia.

Um comentário :

  1. ha quanto tempo já se passou dessa audiencia pública e nada foi feito ainda. A vic eleita,comenta que o Conselho tutelar não funciona por falta de estrutura: não vou concordar plenamente. antigamente,há 8 anos atras, o Conselho não tinha nem veículo e funcionava,precario,mas funcionava. hoje, o Conselho tem uma sede, tem veiculo,que foi doado pelo governo e não esão satisfeitos.Será que é porque a FILHA DELA é Conselheira e não se ve sua atuação na Comunidade???? Claro,ela nbão atua,para não confrontar com os eleitores da mãe.

    ResponderExcluir

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger