Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

6 de setembro de 2012

Pacto pela Juventude em Iranduba‏

No dia 04 de Setembro de 2012 na Câmara da Prefeitura de Iranduba a Pastoral da Juventude (PJ) reuniu todos os candidatos a prefeito para apresentar o ''Pacto pela Juventude em Iranduba'' e, com isso, firmar o compromisso do futuro prefeito com a juventude do Município.

Candidato Francisco Gomes, Rose Ebling, Xinaik Medeiros, Rafael Romano, Hermes Maramaldo e Vice-Candidato do Francisco Souza (Antônio Nagai)





Atividade:

( x  ) Com Candidatos(as)                                                 (   ) Sem Candidato(a)

Informações do(s) da(s) Candidato(s) (as)
Apresente os dados completos de todos(as) os candidatos (as) participantes da atividade.

Nome: Rafael de Araújo Romano Junior
Estado: Amazonas
Cargo: Prefeito (  x  ) Vereador (    )
Partido/Coligação: PTC
 Assinou o PACTO? ( x  ) Sim  (   ) Não

Nome: Hermes Filho Maramaldo
Estado: Amazonas
Cargo: Prefeito (  x  ) Vereador (    )
Partido/Coligação: PMDB
 Assinou o PACTO? ( x  ) Sim  (   ) Não

Nome: Xinaik Silva de Medeiros
Estado: Amazonas
Cargo: Prefeito (  x  ) Vereador (    )
Partido/Coligação: PTB
 Assinou o PACTO? ( x  ) Sim  (   ) Não

Nome: Osmarino Antonio Bueno de Castro
Estado: Amazonas
Cargo: Prefeito (  x  ) Vereador (    ) OBS: Vice Prefeito, o titular é Francisco Souza
Partido/Coligação: PRP
 Assinou o PACTO? ( x  ) Sim  (   ) Não

Nome: Rosecler Guaraldi Ebling
Estado: Amazonas
Cargo: Prefeito (  x  ) Vereador (    )
Partido/Coligação: PSD
 Assinou o PACTO? ( x  ) Sim  (   ) Não



Nome: Francisco Gomes da Silva
Estado: Amazonas
Cargo: Prefeito (  x  ) Vereador (    )
Partido/Coligação: PP
 Assinou o PACTO? ( x  ) Sim  (   ) Não


1. Marcar com um “X” o tipo de Atividade realizada:
(   ) Ato Político
(   ) Seminário
(   ) Plenária
(   ) Reunião
(   ) Debate
( x  ) Assembleia
(   ) Outra / Qual?
Resp.:___________________________________________________________

2. Informações sobre a atividade:
Data: 04/09/2012
UF: Amazonas
Município: Iranduba
Local: Câmara Municipal de Iranduba/AM

3. Informar o número estimado de pessoas participantes:
300 pessoas


4. Informar o número estimado de organizações participantes:
20 organizações




5. Dados do responsável pelo preenchimento deste relatório:
Nome completo: David Franklin da Silva Guimarães
Organização: Comissão Organizadora da Formação Política da Juventude de Iranduba; Pastoral da Juventude e Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Iranduba


E-mail: davidguimaraes2009@hotmail.com
Telefones: (92)92386151


Propostas apresentadas
1. Breve resumo do debate de contextualização:
A noite do último dia 04 de setembro, terça-feira, foi marcante na história da cidade de Iranduba-AM na região metropolitana de Manaus, pois pela primeira vez todos os movimentos de juventude do município se uniram à outras organizações populares para a construção de um Plano de Governo Popular.
A iniciativa surgiu do processo da Formação Política da Juventude, que foi idealizada e realizada pela Pastoral da Juventude, UMES e Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Iranduba. No ano de 2012, foram realizados sete encontros de jovens e adolescentes para a formação dos mesmos sobre os conceitos de política, qual a sua função e interferência na vida das pessoas. O objetivo de esclarecer e construir um pensamento crítico sobre a política nos participantes foi alcançado. De um modo tão intenso, que os próprios participantes sentiram a necessidade da elaboração de um plano de governo da juventude para os candidatos a ocupar a gestão do município.
A ideia de por os jovens irandubenses para discutir a sua realidade e escrever suas necessidades e reinvidicações para um futuro melhor para essa categoria social, foi abraçada por todos os envolvidos. Entretanto, no evoluir deste processo percebeu-se que as mazelas sociais de Iranduba são grandes de uma maneira que as propostas para a resolução destas devem partir dos grupos sociais que vivem neste contexto. Assim, o plano de governo que inicialmente era apenas da e para a juventude foi ampliado para a sociedade irandubense.
A elaboração do plano envolveu diversas reuniões setoriais com movimentos sociais, organizações não governamentais, grupos informais, entidades religiosas, representantes de comunidades rurais do município e pessoas interessadas em contribuir com essa discussão e construção. As reuniões ocorreram no período entre os meses de junho e agosto de 2012, na sede urbana do município e em comunidades rurais.
O Plano de Governo Popular tem 19 páginas de propostas nas áreas de Educação, Esporte e Lazer, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Produção Rural, Urbanização, Emprego e Renda, Juventudes, Assistência Social, Turismo, Meio Ambiente, Segurança e Participação Popular e Transparência. As organizações que aderiram à construção e às propostas do Plano de Governo são: Pastoral Carcerária, Pastoral da Criança, APAE-Iranduba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro Holos, Ordem Demolay, Paróquia São João Batista, Área Missionária Nossa Sra. Aparecida, Movimento pelos Direitos dos Moradores da Área da Cidade Universitária e Companhia Filhas Caridade de São Vicente de Paulo.
O Plano de Governo e o Pacto pela Juventude foi apresentado à comunidade geral e aos seis candidatos à prefeito(a) da cidade de Iranduba: Rafael Romano, o candidato a vice prefeito de Francisco Sousa, o senhor Antônio Nagai, Chico Doido (Francisco  Gomes da Silva), Xinaik Medeiros, Rose Ebling e Hermes Maramaldo, em um evento que reuniu aproximadamente 300 pessoas no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Onde as organizações que participaram do processo de construção do plano falaram à comunidade sobre a importância desta iniciativa.
O pacto foi entregue aos candidatos para que estes pudessem apreciar e acompanhar a leitura feita para a plenária formada. Após este momento fez-se um sorteio com os nomes dos seis prefeituráveis para indicar a ordem de fala sobre seus respectivos posicionamentos referente ao Plano Político Popular apresentado. Todos parabenizaram a iniciativa da juventude e assinaram o termo de compromisso com o Plano Político Popular, divulgando publicamente que caso sejam eleitos, o atrelarão ao plano de governo já elaborado por eles e seus respectivos partidos políticos.
Mais uma vez a juventude mostrou que a mudança ocorre através do movimento. Que a construção de uma nova sociedade, mais justa e igualitária é possível, desde que se acredite, construa e mobilize!

2. Breve avaliação da Atividade:
A atividade foi um marco para a garantia das políticas públicas de juventude no município de Iranduba. Além de ser assinado o compromisso com a juventude, através do Plano Popular de Governo foram colocadas além das propostas do pacto, propostas voltadas para a garantia dos direitos de outros seguimentos e principalmente das comunidades rurais.
A comissão Organizadora da Formação Política da Juventude acredita que o evento foi um sucesso, pois todos os candidatos a prefeito de Iranduba assinaram esse compromisso com a juventude e toda a população. Estamos cientes do grande feito que provacamos e sabemos que o trabalho que estar por vim demandará muito mais de toda a organização. Fiscalizaremos e acompanharemos a efetivação dos anseios, sonhos, necessidades e demandas expressadas neste documento.


3. Anexar versão assinada pelo candidato
Estão anexadas o termo de compromisso de cada candidato assim como fotos do evnto



Envie este relatório para pactopelajuventude2012@gmail.com




Informações do PJ Iranduba

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger