Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

14 de março de 2012

Atendimento em banco de Iranduba (AM) demora até 2h30


Câmara de Iranduba afirma que não há lei das filas vigente na cidade.
Por. G1.com

Moradores dizem viajar a Manaus quando precisam de atendimento.


Moradores de Iranduba afirmam que é comum a agência estar lotada. (Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Hickmann)Moradores de Iranduba afirmam que é comum a agência estar lotada. (Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Hickmann)
O atendimento no banco Bradesco de Iranduba, 27 km de Manaus em linha reta, chega a demorar até 2h30. Os clientes da agência bancária afirmaram ao G1 que o local fica lotado mesmo em dias considerados normais para fluxo bancário, em que não são realizados pagamentos. Para eles, a quantidade de funcionários é insuficiente para atender a demanda da cidade e a população, muitas vezes, precisa ir a Manaus para realizar transações bancárias. E a situação deve continuar já que não há lei das filas em vigência no município, de acordo com a Câmara Municipal de Iranduba.

De acordo com o técnico de informática Leonardo Hickmann, há dois caixas para atender à cidade na agência. "Uma fila preferencial para idosos e grávidas e outra para o restante da população. Em dias de pagamento, a fila fica enorme e tem gente que fica fora do banco", afirmou ao G1. Ainda segundo ele, os bancários não sinalizam o horário em que o cliente foi atendido no comprovante de atendimento.
Horários de entrada e saída de Leonardo Hickmann na agência estão assinalados no comprovante. (Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Hickmann)Horários de entrada e saída estão assinalados no
comprovante. (Foto: Arquivo Pessoal)
"Demorei duas horas e trinta minutos para ser atendido no dia 28 de fevereiro. Fiz questão de pedir, em voz alta, para atendente do caixa autenticar o horário em que fui atendido. Cheguei nove horas no banco e só sai onze da manhã de lá", reclamou o técnico, "Hoje [terça-feira], vou ter que ir a Manaus fazer uma transferência de dinheiro. Isso é um absurdo!", disse.

O proprietário de uma pousada em Iranduba Luiz Fernandes, também reclamou ao G1 que os bancários evitam imprimir o horário de atendimento no comprovante. "Já passei por essa situação. Eles até entregam o papel mas não querem carimbar ou imprimir o horário de saída. Aqui, em Iranduba, sempre foi assim. E isso é para todo tipo de serviço", disse.

A lei das filas orienta que o tempo máximo para atendimento é de 15 minutos em dias normais, 20 minutos às vésperas e após feriados prolongados e 25 minutos nos dias de pagamento de servidores públicos. Mas a lei não está em vigência em todos os municípios brasileiros e, segundo a Câmara Municipal de Iranduba, não a lei não rege a cidade, o que impossibilita que o Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/Amazonas) atribua multa ou notificação na agência bancária. 
A reportagem do G1 entrou em contato com o Bradesco. Segundo o banco, além dos dois caixas de atendimento à população, a agência de Iranduba possui dois caixas eletrônicos e dois Bradescos Expressos, a alternativa para realizar transações financeiras em estabelecimentos comerciais, como mercadinhos e farmácias. O banco informou ainda que há um caixa eletrônico e um Bradesco Expresso em Cacau-Pirêra, comunidade vinculada à Iranduba, que também apoia o atendimento ao município.

"A alegação desses pontos de atendimento que se fala é muito bom mas o atendimento lá também forma filas. Demora muito. Precisamos de mais pontos de atedimento", afirmou Luiz Fernandes.

O banco Bradesco informou ainda que há um estudo em desenvolvimento para ampliar a estrutura bancária na cidade. 
Atendimento em estabelecimentos que realizam serviços bancários também forma filas. (Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Hickmann)Atendimento em estabelecimentos que realizam serviços bancários também forma filas. (Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Hickmann
)

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger