Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

13 de outubro de 2011

Governo do Estado vai destinar nova área para trabalhadores da orla de Iranduba.

Para garantir a continuidade dos serviços e das atividades comerciais desenvolvidas por trabalhadores na orla de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), após a inauguração da ponte Rio Negro, o Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (13), que vai construir um espaço provisório, localizado entre as pontas do Pepeta e do Brito, para abrigar os comerciantes e as lanchas que fazem a travessia de passageiros entre Manaus e Iranduba. “Será uma área onde eles possam ficar de forma temporária até o final de dezembro. Após esse período, o nível do rio volta a subir e eles podem retornar para o Cacau Pirera. Teremos um grupo que vai trabalhar nessa proposta para apresentar ao governador Omar Aziz”, explicou o vice-governador José Melo, que nesta quinta-feira (13) se reuniu com representantes das associações de trabalhadores de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, além de deputados estaduais e o prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, para discutir o assunto. Durante o encontro,Melo ouviu as reivindicações dos trabalhadores e apresentou as medidas alternativas que o governo está planejando implantar em Iranduba, após a liberação da Ponte Rio Negro para o tráfego de veículos e a consequente desativação do serviço de travessia por balsa, garantindo a continuidade da travessia por lancha. “A travessia nas lanchas continua e o usuário vai poder escolher qual a melhor forma de viajar”, disse.



Por conta da vazante do rio, a Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH) transferiu a atracação das balsas e lanchas que fazem a travessia Manaus–Iranduba para a ponta do Pepeta, o que levou os comerciantes para o local. Com a liberação do tráfego de veículos pela ponte, o ponto de embarque e desembarque de passageiros precisará ser desativado por medidas de segurança.


O projeto do Governo Estadual é fazer a terraplanagem e aplicação de massa asfáltica em um terreno na orla de Iranduba, entre as pontas do Pepeta e do Brito a cerca de 100 metros da cabeceira da ponte Rio Negro, e oferecer barracas padronizadas cobertas com lonas para os comerciantes venderem seus produtos. Para a ancoragem das embarcações, a SNPH já negociou com os proprietários das lanchas a transferência do flutuante para o local.


Os secretários de Produção Rural, Eron Bezerra, e da Região Metropolitana de Manaus, Renê Levy, e os diretores da SNPH, coronel Luiz Gonzaga, e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam), Fábio Alho, participaram da reunião e integram uma comitiva que visitará Iranduba, nesta sexta-feira (14), para definir o local para a montagem da estrutura provisória.


Central de Abastecimento - Para atender feirantes, comerciantes e produtores rurais de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, o Governo do Estado vai construir a Central de Abastecimento em Iranduba. Com um investimento de R$ 5 milhões, a obra atenderá grande parte da necessidade de produtores das calhas dos rios Amazonas e Solimões. O projeto está em fase de licitação.


A central servirá de entreposto para produtores rurais de Iranduba e de municípios das calhas dos rios Amazonas e Solimões, que terão acesso facilitado ao município a partir da construção do novo porto de Manacapuru. Com capacidade para abrigar cerca de mil trabalhadores, o espaço terá 150 metros de cumprimento por 50 metros de largura de área construída, além de um estacionamento com 300 metros.


Além da Central de Abastecimento, o vice-governador lembrou que o Governo tem outros investimentos planejados para Iranduba nos próximos anos. Entre eles, a construção da cidade universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a instalação da nova tomada de água do município e o reforço na área de segurança pública. “Ainda tem a extensão da Zona Franca de Manaus para os municípios da Região Metropolitana de Manaus, o que vai atrair os empresários e movimentar a economia de vários municípios da região”, frisou José Melo.

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger