Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

18 de julho de 2011

Setor Cerâmico de Iranduba - Delegação da Amazónia no CENCAL

A fonte desta matéria está na escrita Portuguesa pelo Jornal Gazeta Das Caldas, não houve tradução de Texto.



 Visita guiada ao CENCAL
Uma delegação do Estado da Amazónia visitou no passado dia 5, nas Caldas da Rainha, várias empresas ligadas à cerâmica, no âmbito de um projecto de cooperação com o CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica para a dinamização do Pólo Cerâmico de Iranduba, uma cidade cerâmica da Área Metropolitana de Manaus, no Brasil.
O pólo cerâmico, que está localizado a 25 quilómetros de Manaus, nos municípios de Iranduba e Manacapuru, tem cerca de 30 indústrias cerâmicas instaladas que produzem diariamente perto de 4,5 mil toneladas de tijolos, telhas e blocos cerâmicos.
A visita deste grupo de brasileiros a Portugal insere-se num estudo que o CENCAL está a executar para a consolidação daquele pólo cerâmico. Neste encontro existe o objectivo de caracterizar as oportunidades comerciais para a produção cerâmica e igualmente dar um contributo para fazer o diagnóstico das oportunidades para a cerâmica artesanal naquela região brasileira.
Os elementos da delegação do Estado da Amazónia estiveram em Portugal de 3 a 7 de Julho, visitando várias empresas, escolas e instituições ligadas ao sector da cerâmica.
Alojados no Hotel Internacional nas Caldas da Rainha, começaram o seu percurso na Feira Internacional do Artesanato, em Lisboa. No dia 4 deslocaram-se à fábrica de tijolo Uniceram, no Ramalhal, e tiveram uma reunião no Instituto Universitário de Lisboa – IUL. O dia 5 de Julho foi em cheio nas Caldas da Rainha com a visita às Faianças Molde, à oficina de cerâmica da ESAD, aos ateliers de cerâmica das Caldas e à Braz Gil Studio Porcelanas. Depois de uma passagem aos ateliers/lojas cerâmicas em Óbidos terminaram o dia com uma visita guiada ao CENCAL.
No dia seguinte foram às Cerâmicas S. Bernardo em Alcobaça e ainda aos ateliers de pintura de azulejo e de cerâmica de autor em Alcobaça e Nazaré. No dia 7 a comitiva brasileira partiu para Espanha.
Na visita ao CENCAL e em declarações à imprensa local, Daniel Borges Nava, secretário de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos da Amazónia, fez um balanço muito positivo dos locais que já tinha conhecido revelando que é uma boa oportunidade de um intercâmbio entre o Brasil e Portugal. “No Pólo Cerâmico de Iranduba apenas produzimos tijolo e telhas e a nossa visita a Portugal tem como objectivo conhecer a tecnologia portuguesa no sentido de vermos quantas oportunidades temos para diversificar essa produção”, disse Daniel Borges Nava.
Ciente da crise que o país atravessa, relatou que é nestes momentos difíceis que “temos que usar a criatividade”, acrescentando que “é uma boa oportunidade de utilizarmos o intercâmbio das nossas inteligências”.
O Secretário de Estado brasileiro referiu ainda que “temos um pólo industrial muito bem consolidado. Já possuímos a cultura industrial e agora pode ser para Portugal e para os empresários portugueses um novo pólo de investimento”.
Flávia Grosso, representante do Governo Federal (Superintendente da Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus), revelou que existe naquela região brasileira uma grande reserva de matéria-prima, não só de barro mas também de caulino de alta qualidade e que o objectivo é “pegar na tecnologia e a beleza da arte portuguesa e desenvolver um pólo cerâmico para se adicionar ao pólo industrial de Manaus que é de alta tecnologia e criar mais um segmento industrial de cerâmica”.
Esta responsável revelou que o Brasil está a passar por um ‘boom’ de construção civil, não só pelos projectos do Governo Federal de criação de casas para pessoas carenciadas mas também pelas Olimpíadas de 2016, um grande evento que vai decorrer no Brasil. “Nós precisamos de aproveitar o momento”, sublinhou a representante do Governo Federal que procurou com a visita ao país o “conhecimento da tecnologia portuguesa”.
A comitiva brasileira convidou todos os empresários das empresas que visitaram inclusive elementos da direcção do CENCAL, a estarem presentes no próximo mês de Outubro na Feira Internacional da Amazónia, a maior “montra” dos produtos produzidos na Amazónia.

Marlene Sousa

Fontes: http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/07/15/delegacao-da-amazonia-no-cencal/

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger