Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

16 de junho de 2011

Competição de Remo para idosos acontece nesta sexta-feira no Cacau Pirêra

São esperadas 500 pessoas para a disputa que será realizada em 10 baterias com seis competidores divididos nas seguintes categorias: Categoria I – (50 a 59 anos), Categoria II (60 a 69 anos) e Categoria III (Acima de 70 anos), nos naipes masculino e feminino


Competição de Remo para idosos acontece nesta sexta-feira no Cacau Pirêra

São esperadas 500 pessoas para a disputa que será realizada em 10 baterias com seis competidores divididos nas seguintes categorias: Categoria I – (50 a 59 anos), Categoria II (60 a 69 anos) e Categoria III (Acima de 70 anos), nos naipes masculino e feminino

16 de Junho de 2011


3ª Competição de Remo Para Pessoas Idosas acontece nesta sexta-feira no Cacau Pirêra
3ª Competição de Remo Para Pessoas Idosas acontece nesta sexta-feira no Cacau Pirêra (Divulgação/ Sejel)
Valorizar a experiência de vida dos idosos. Esse é o objetivo da terceira Competição de Remo que vai acontecer nesta sexta-feira (17), das 8 às 12 horas, no Cacau Pirêra, Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
A competição terá a participação de idosos do núcleo “Felicidade não tem Idade” e do “Maria Joaquim de Cacau Pirêra”. São esperadas 500 pessoas para a disputa que será realizada em 10 baterias com seis competidores divididos nas seguintes categorias: Categoria I – (50 a 59 anos), Categoria II (60 a 69 anos) e Categoria III (Acima de 70 anos), nos naipes masculino e feminino.
O evento acontece desde 2008, resultado do artigo científico, produzido pelas professoras Valtimar Carneiro de Souza e Floramara Teles Machado, (atualmente funcionárias do Projeto Vida Ativa/SEJEL) publicado no Congresso Científico da UEA, UFAM e UFRS em Porto Alegre – RS no ano de 2008.
O torneio é uma realização da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), através do “Projeto Vidativa”
Projeto Vida AtivaA importância do projeto Vida Ativa é um incentivo ao movimento de idosos na área da cultura, esporte e lazer, proporcionando o bem estar físico e emocional através de práticas sociais e coletivas possibilitando a integração com a família e comunidade, viabilizando o desenvolvimento nos aspectos bio-psico-social, contribuindo para que os mesmos possam redescobrir suas potencialidades, independências, autonomia e com isto gerar o favorecimento na melhoria da qualidade de vida deste segmento na cidade de  Manaus e Interior do Estado. Para fomentar ainda mais a prática de modalidades aquáticas, em 2002, a Sejel, implantou o projeto Navegar com o objetivo de incentivar a prática de esportes náuticos entre jovens de 12 a 15 anos. O projeto incentiva a integração entre o desporto e a educação por meio da iniciação nos esportes de remo, canoagem e vela, além do senso de preservação do meio ambiente. 
Remo: atividade de lazer e esporte olímpicoO remo é um esporte aquático integrado no programa oficial dos jogos olímpicos. Tal desporto envolve velocidade e é praticado em um barco estreito no qual o atleta senta-se de costas para a meta, usando os braços para mover o barco o mais rápido possível. É realizado geralmente em rios, lagos, enseadas ou pistas aquáticas construídas especialmente para a modalidade. A canoagem por outro lado é um desporto praticado com canoa ou caiaque. Mas na região amazônica, a canoagem é muito mais do que um esporte, pois é uma prática centenária dos indígenas da região que preservam o costume do remo em forma de disputas esportivas. Para o caboclo amazonense, a canoagem é rotina diária, pois é através da canoa e da rede de pesca que as famílias ribeirinhas conseguem seu sustento.

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger