Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

28 de abril de 2011

Reunião discute turismo na Região Metropolitana de Manaus

A Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) está reunida, na manhã desta quinta (28), com secretários municipais de turismo das cidades que formam a Região Metropolitana de Manaus (RMM).

O objetivo é discutir as demandas do setor em cada cidade e ainda sobre os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, quando Manaus será sub-sede. Estarão presentes secretários dos municípios de Iranduba, Careiro da Várzea, Novo Airão, Itacoatiara, Macapuru e Presidente Figueiredo.

O presidente da Ctur, deputado estadual Francisco Souza (PSC) destaca que desde a instalação da comissão, os membros têm buscando estreitar o diálogo com os secretários municipais, como forma de buscar melhorias para o setor.

A revitalização de prédios históricos, a construção de um museu de arqueologia para abrigar os sítios arqueológicos, construção de orla, melhor divulgação dos festivais municipais, estruturação de praias e melhorias na infraestrutura hoteleira estão entre as principais
demandas do setor turístico, já apontadas pelos secretários municipais, segundo levantamento que está sendo feito pela Ctur-Aleam.
Desde o dia 20 de fevereiro, o corpo técnico da comissão iniciou uma agenda de visitas aos secretários municipais para saber sobre as principais demandas. As informações vão subsidiar todas as ações da comissão nos próximos dois anos, inclusive os projetos de lei e ainda as emendas parlamentares para financiar os projetos.
O levantamento permitirá que a comissão busque articulações junto aos parlamentares que formam a bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional para a inclusão das demandas nas emendas individuais ou coletivas.

Segundo levantamento feito pela Ctur, o município de Itacoatiara (a 177 quilômetros de Manaus), por exemplo, possui 24 sítios arqueológicos já identificados, por isso, a secretaria municipal de turismo busca a construção de um Museu de Arqueologia e um Centro
Cultural.
Outra demanda, é a revitalização dos prédios históricos do município. Além disso, Itacoatiara também necessita de uma maior divulgação para atrair mais turistas durante o Festival da Canção, o Fecani, considerado um dos maiores festivais de música do País.

Em Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus), a prefeitura busca maior divulgação das riquezas naturais do município, como a praia do Açutuba ainda pouco conhecida na região. No município, a secretaria de turismo está realizando o cadastramento das pousadas e
hotéis conforme prevê a legislação federal.

No município de Manacapuru, a secretaria de turismo pediu apoio da comissão no que se refere ao suporte para visitas aos locais turísticos e ainda para desenvolver algum projeto em especial na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha (RSD Piranha).
Em Novo Airão, a secretaria de turismo informou que deseja trabalhar a conscientização dos empresários da rede hoteleira do município, pois há somente três hotéis cadastrados.

Na cidade, a prefeitura também tem projeto para construção de uma orla no Rio Negro. O município tem como principal riqueza a Estação Ecológica de Anavilhanas, considerado um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, formado por cerca de 400 ilhas, centenas de lagos, rios e igarapés, ricos em espécies vegetais e animais.

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger