Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

2 de janeiro de 2011

Comunidade de Janauarí



Conheça a Comunidade de Janauari


A Comunidade do Janauari está localizada na margem direita do Rio Negro, pertencente ao município de Iranduba, distante do porto de Manaus 22 (vinte e dois) quilômetros e como vias de acesso: terrestre através de um ramal pavimentado de saibro e fluvial em 45 minutos de barco.

O município de Iranduba possui uma área territorial de 2.354 km² e a Comunidade do Janauari possui 9 mil hectares. Limita-se com os municípios do Careiro ao Leste, Manaquiri ao Sul, Manacapuru ao Sudeste, Novo Airão ao Noroeste e Manaus ao Norte. Os municípios do estado do Amazonas estão divididos em micro e meso-regiões. Iranduba integra a 7ª micro-região (Rio Negro-Solimões) e a meso-região (Centro Amazonense), que é uma meso-região comandada por Manaus.

A comunidade foi fundada em 1° de agosto de 1880 segundo relatos dos comunitários, pois o Sr. João Antônio Coelho Filho nasceu em 1885 e seu pai já residia no Janauari há cinco anos. O significado da palavra Janauari tem origem indígena e foi composta a partir das palavras Jauari (árvore da região) e Jauaná (tribo indígena).

A Comunidade do Janauari está dividida em cinco comunidades menores, são elas: Comunidade Vila Nova; Comunidade São José II; Comunidade São Pedro, Comunidade Vila Brasil e a comunidade flutuante Janauarilândia. Porém, a pesquisa concentra-se na área do Parque Fluvial do Janauari, onde as comunidades são estudadas no geral e não particularmente.

O Parque Fluvial do Janauari possui uma área de 6.684.012 m2 comenta que o mesmo integra a Área de Proteção Ambiental Encontro das Águas. Essa área de proteção compreende grande parte do município de Iranduba com uma área aproximada de 107.000 hectares e está situado entre os rios Negro e Solimões.

A Área de Proteção Ambiental Encontro das Águas foi criada pela Prefeitura de Iranduba através da Lei Municipal nº 041/2000, tendo como finalidade conservar e preservar a diversidade biológica da localidade, como também, programar ações visando.





Não deixe de conhecer

Praia do Açutuba
Paraná do Ariaú
Cachoeira de Paricatuba
Ruínas de Paricatuba


Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger