Portal de Iranduba

Política

Esporte

Entretenimento

10 de janeiro de 2011

Ruínas de Paricatuba



Casarão da Vila Paricatuba





Antigo prédio de hospédaria para emigrantes espanhóis hoje totalmente abandonado, constituido apenas pelas raízes da natureza.
Em frente ao prédio secular, invadido pelos braços de Apuizeiros, é difícil imaginar que, em 1889 ele era modelo de sofisticação arquitetônica. A então hospedaria para imigrantes italianos— vindos da Europa para trabalhar no estado — era rica em luxo e sofisticação.










Área interna do prédio abandonado.
Podemos presenciar muitas raizes de árvores, pelas paredes que registram marcas de um passado misterioso.




A estrutura de alvenaria foi construída com tijolos e vigas portugueses de alta durabilidade.Nem mesmo o tempo e a ação ambiental conseguiram rachar as estruturas do prédio que também funcionou como a sede do Liceu de Artes e Ofícios de Paricatuba, local onde os membros da comunidade aprenderam a lidar com as áreas de marcenaria, construção civil e artes.As janelas no estilo colonial foram depredadas. E, debaixo de centenas de folhas de árvores podemos descobrir, ainda, a singeleza dos azulejos franceses, trazidos na época do apogeu econômico do ciclo da borracha.
Corredor do prédio totalmente deteriorado pelas marcas que o tempo deixou. Podemos prese nciar dentro destas portas o chão completamente destruido e algumas grades pelas paredes.


Imagen da construção do antigo prédio para hospedagem de emigrante espanhois.


História do Prédio


Há mais de um século, uma das mais suntuosas obras arquitetônicas construídas no Amazonas está à mercê da florestaBatizado como asRuínas de Paricatuba (palavra que significa local de grande concentração de Paricás, erva alucinógica utilizada nos rituais indígenas), o prédio onde funcionou a cadeia pública do município de Iranduba( localizado a 25k de Manaus), a primeira escola técnica do Amazonas e, logo após, o internato para portadores de hanseníase do estado é marcado por uma história de abandono e depredação.Ao longo de anos, a distância dos grandes centros urbanos afastou, aos poucos, o interesse do poder público e, consequentemente, condenou o local ao esquecimento.Hoje, do prédio luxuoso e imponente, construído com materiais importados da Europa resta apenas a estrutura de alvenaria. Ela resiste em pé para dar provas de que faz parte da história do estado, apesar do descaso com o patrimônio público.“Para forçar as pessoas a saírem daqui eles começaram a depredar o prédio. Eles começaram cortando a água, tiraram os suprimentos, destruíram o telhado, tiraram as calhas e estimulavam que esse material fosse vendido. Existia aqui um troller que carregava os mantimentos que chegava na terra para vir para cá. O relato que a gente tem é que esse trailer foi martelado para impedir para chegar aqui. Ele foi levado para Manaus e como era muito ferro não pode ser vendido;. E, aí jogaram no rio Negro”, disse Rosângela Barbosa. Primeira Escola Técnica do Amazonas Considerada a primeira escola técnica do Amazonas, o Liceu de Artes e Ofícios de Paricatuba se tratava de uma escola profissionalizante voltada para formar crianças e principalmente órfãos e pobres.“Mas, essa formação coincide com a formação voltada para atividade agrícola. A escola tinha o objetivo de dar uma profissão para essas crianças. Pensava-se também que através da escola de Paricatuba se formaria profissionais preparados e específicos para esse tipo de atividade, com formação de mão-de-obra própria da região”

por Rafael Pinheiro

local bem interessante a ser visitado em Iranduba é a Vila de Paricatuba. Aqui, encontramos uma bela cachoeira de mesmo nome.



mas o principal atrativo são as ruínas de um antigo casarão da época da borracha. Construído para ser um alojamento de imigrantes italianos e depois transformado em asilo para leprosos, o local foi abandonado no início do século passado e, desde então, foi tomado pela floresta. Diversas árvores brotaram no meio dos cômodos da casa e, de forma impressionante, espalharam suas raízes por todos os lados, transformando o local em um cenário digno de filme de terror. O governo percebeu o potencial turístico do local e resolveu preservá-lo para visitações públicas.


 Prédios Histórico de Paricatubas
Prédios Histórico de Paricatuba 

Não deixe de conhecer

Praia do Açutuba
Paraná do Ariaú
Cachoeira de Paricatuba
Ruínas de Paricatuba

Postar um comentário

Sempre visando o melhor aproveitamento dos Debates, pedimos a atenção dos participantes. Os moderadores não se responsabilizam pelos comentários publicados neste espaço. Coloque o assunto da sua dúvida ou pergunta no título do tópico para facilitar a busca e manter os tópicos organizados. Especifiquem exatamente o assunto no título, isto vai facilitar na resposta solicitada, caso contrário SERÃO APAGADOS. Após a deleção de algum tópico será aberto um outro tópico pra explicar o porquê foi deletado. Escolha um tema claro e objetivo que identifique sua real necessidade e facilite aos demais participantes ajudá-lo.

 
Copyright © 2013 Portal de Iranduba
Powered byBlogger